
Massame - É o conjunto de todos os cabos existentes a bordo e que se divide em fixo e de laborar.
Massame Fixo - É o conjunto dos cabos que aguentam a mastreação: ovéns, brandais, estais, patarrazes e cabrestos.
Ovéns - São os cabos que aguentam os mastros de bombordo a estibordo e fazem parte das enxárcias.
Enxárcias - São o conjunto de ovéns, colhedores (cabos que gurnem no poleame surdo para tesarem os ovéns), enfrexates (espécie de degraus feitos de cabos ou madeira que servem para os marinheiros subirem e descerem), sapatas ou bigotas (peças de poleame surdo).
Brandais - São cabos fixos que servem para aguentar os mastros e mastaréus de bombordo a estibordo e de popa à proa.
Estais - São cabos fixos que servem para aguentar os mastros e mastaréus de proa à popa.
Patarrazes - São cabos fixos que servem para aguentar o gurupés, paus da bujarrona e giba de bombordo a estibordo.
Cabrestos - São cabos fixos à roda de proa e ao gurupés, paus de bujarrona e giba, que servem para os aguentar no sentido da proa à popa.
Estribos - São cabos fixos que prendem aos terços das vergas um para cada lais, formando seio, que servem para os marinheiros andarem por cima deles.
Andorinhos - São cabos fixos aos vergueiros das vergas e ao seio dos estribos, que servem para suportar o peso dos marinheiros quando utilizam os estribos.
Guarda-Mancebos - São cabos fixos existentes no gurupés, paus da bujarrona e giba, que servem para os marinheiros se segurarem.
Vinhateiras - São cabos fixos aos vergueiros das vergas com cerca de 0,5m de comprimento, com pinha de boça num dos chicotes, servindo para os marinheiros se agarrarem quando na manobra das velas.
Massame de Laborar - São todos os cabos que servem para a manobra das velas do navio.
Escotas - São cabos de laborar que se ligam aos punhos das escotas das velas que servem para as caçar.
Adriças - São cabos de laborar que servem para içar ou arriar as velas; as velas latinas quadrangulares possuem duas adriças, uma da boca (que iça a boca da carangueja), outra do pique (serve para repicar a carangueja).
Braços - São cabos de laborar, um em cada lais das vergas redondas, que servem para braceá-las para vante ou para ré.
Amantilhos - São cabos de laborar, um em cada lais das vergas redondas, que servem para amantilhá-las, isto é, aguentar os lais para as vergas não arquearem.
Amuras - São cabos de laborar, que nas velas redondas servem para amurar os papa-figos, isto é, rondar o punho da escota de barlavento o mais avante possível.
Bolinas - São cabos de laborar usados nas testas das velas redondas, que servem para quando os navios navegam de bolina, puxar as testas de barlavento o mais avante possível.As bolinas compõem-se de poa, amante e bolina, de modo a formar um pé-de-galinha com três pernadas.
Estingues - São cabos de laborar, que servem para carregar os punhos das escotas aos lais ou aos terços das vergas.
Brióis - São cabos de laborar, que servem para carregar as esteiras das velas redondas até ao gurutil.
Sergideiras - São cabos de laborar idênticos às apagas, mas empregados nas gáveas.
Abraçadeiras - São cabos de laborar empregados nos navios redondos que tenham vergas dobradas ou partidas, servindo de amantilhos às vergas baixas. O aparelho dos paus de surriola e de carga fazem parte do massame de laborar e bem assim o aparelho dos turcos. O aparelho do pau de surriola, compõe-se de amantilho (serve para o arriar ou içar). Gaios (servem para o aguentar de vante para a ré), patarrazes (servem para o aguentar de ré para vante), cabo de vaivém (serve para os marinheiros se segurarem, quando necessitam de saltar para as embarcações que estão amarradas), escada do quebra-costas (serve para as guarnições das embarcações subirem ou descerem por elas, quando estejam amarradas ao pau), andorinhos (um ou dois em cada pau, possuindo um sapatilho no chicote inferior para nele amarrar a embarcação). O aparelho dos paus de carga compõe-se de amantilho e guardins que servem para puxar o pau para bombordo ou estibordo.